top of page
Foto do escritorFranz Brehme

Oficina do Bardo entrevista: Dan Pilla

Anos atrás, quando começamos o Círculo Nazgûl, o mundo Tolkiendili me apresentou ao incrível ilustrador Daniel Pilla, que tem interessantes trabalhos que representam a obra de JRR Tolkien.

Depois de mais de cinco anos cozinhando esta entrevista, finalmente conseguimos finalizá-la!

Ao longo do texto trago algumas das imagens dos primeiros trabalhos de Daniel que conheci, alguns inclusive estão indexados em entradas do famoso Tolkien Gateway (link aqui). As artes vão intercaladas com as artes mais recentes deste grande ilustrador. Assim, podemo observar como ele tem evoluído seu estilo, cada vez mais solto e arrojado, com aquela assinatura característica e individual que apenas os grandes artistas conseguem.


Podemos dizer que está nascendo o estilo Dan Pilla de ilustrar? Acredito que sim. Confiram

Morgoth's Throne, by Dan Pilla

Caro Daniel, apresente-se para todos, para que possamos conhecê-lo um pouco mais. Desde quando você começou a tomar gosto pela arte? Me chamo Daniel Pilla, tenho 36 anos e moro no interior de SP. Como muitos desenhistas e ilustradores, adoro arte desde muito cedo, não consigo me lembrar quando comecei a desenhar. Minha mãe é professora de artes, então ela me incentivou muito desde criança. Até o inicio de 2018 eu sempre desenhei apenas por hobby, então eu me encontrava numa situação na qual estava muito insatisfeito com minha vida profissional. Daí tomei a decisão de fazer um curso de arte digital (com o artista João Bragato). No início eu não tinha muita certeza de que caminho eu queria tomar, mas ao longo do curso fui tomando a decisão de viver da minha arte. Mas eu ainda estou vivendo essa transição, ainda não abandonei meu emprego pra viver somente de arte, isso está acontecendo aos poucos. Então acho que no futuro terei mais coisas legais pra contar!


Dark City, by Dan Pilla

Porque você usa Tolkien como fonte de inspiração para sua arte? Sou apaixonado por Senhor dos Aneis desde o filme de 2001. Foi através dele (e logo depois do livro também), que eu fui apresentado ao mundo da fantasia, magos, anões, elfos e tudo mais.

The Blue Wizards, by Dan Pilla

Quando você faz a ilustração, você vê a cena com estrita observância à descrição do Prof? Ou você faz alguma interpretação? Quando comecei a fazer as ilustrações baseadas na obra de Tolkien, a influência dos filmes era total, então eu sinto que praticamente copiava o que via nos filmes. Mas com o passar do tempo e com um pouco mais de experiência e estudos passei a colocar mais a minha interpretação, o meu traço. E isso é bem mais legal e divertido de fazer do que se basear completamente no filme ou estritamente ao livro.

Gandalf, by Dan Pilla

O que lhe parecem as obras que tomam excesso de liberalidades? Um exemplo que o pessoal sempre cita, para criticar, é a Éowyn do Mestre Frank Frazetta... Afinal, ela não estava de bikini lutando contra o Rei dos Bruxos, mas disfarçada de homem. Frazetta é um mestre que também traz influências pra mim. Acho compreensível ele ter desenhado Éowyn assim, afinal esse tipo apelo sempre foi bem presente nas HQs, e isso está mudando há não muito tempo. Essa objetificação da mulher ainda é muito presente, mas eu acredito que isso esta mudando. Vi essa mudança acontecer no filme da Capitã Marvel e no último filme da Lara Croft. E eu gosto e defendo essa mudança, gosto de pensar nos personagens com seus defeitos, suas angústias e seu lado negro também, assim como nós seres humanos somos.

Nessa esteira... pode compartilhar um pouco do seu processo criativo conosco? Hoje em dia eu gosto muito mais de criar meus universos e meus próprios personagens do que fazer fanarts. A era dos fanarts ficou em segundo plano, mas claro q não abandonei. Tanto para fanart quanto para trabalhos pessoais eu sempre faço uma boa pesquisa dentro do tema que pretendo desenhar, a inspiração pode vir de imagens, fotos, livros, filmes, jogos e até músicas. Mas a criatividade não é um dom, é um processo longo e que requer muito treino e estudo.

Você prefere utilizar materiais eletrônicos ou via tradicional para fazer seus trabalhos? Gosto bastante da mesa digitalizadora, mas não dá pra abandonar o papel e o lápis. É importante intercalar!

The Soul Keepers, by Dan Pilla

Qual tem sido a repercussão do seu trabalho no fandom? O pessoal tem respeitado seus direitos como autor? Estou tendo um bom feedback de muita gente, isso é legal demais! Já vi trabalhos meus sendo vendidos por ai, como impressões e estampas, é chato, mas a partir do momento em que o trabalho é publicado na internet fica difícil controlar isso. O que me deixa feliz é que quando isso acontece comigo, sempre tem alguém que vê e vem me avisar, daí a gente toma as providências cabíveis.

Como teve contato com Tolkien? Conte-nos um pouco sobre sua experiência com a obra de JRR Tolkien. Foi através do primeiro filme, a Sociedade do Anel (2001). Depois li o livro. Então comecei a me interessar pelos outros títulos como o Hobbit, O Silmarillion e outros! Tenho vários, mas confesso q não li tudo ainda! Até hoje sempre faço uma sessão anual com os 3 filmes no fim do ano!

Ancalagon and Ëarendel, by Dan Pilla

O que mais lhe impressiona/interessa na obra do Prof? A fantasia, a aventura, as raças, e todo esse mundo muito bem construído e bem fundamentado em uma mitologia super complexa e viva!

The Three Istari, by Dan Pilla

Você lê outras obras de literatura fantástica? Alguma recomendação? O que leu recentemente? Eu amo ler! Tenho me interessado muito pelo gênero de terror, adoro H.P. Lovecraft, Stephen King e alguns outros.

Eldritch Sea, by Dan Pilla (Inspiração em Lovecraft)

Você recebe comissions? Como alguém pode te encomendar algo? Nos passe seus contatos e como podemos conhecer mais do seu trabalho? Recebo sim! Pode entrar em contato comigo através do facebook ou e-mail: danpillam@gmail.com https://www.facebook.com/danpillam

Cultist, by Dan Pilla (Inspiração em Lovecraft)

207 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page